sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sim, é possível ter um corpo bacana!

Daniel Macedo


Desde os primórdios de sua existência, o ser humano teve que se acostumar e adaptar-se progressivamente com a busca incessante pela aceitação da sociedade. A forma como nos vestimos, as opções alimentares, os meios que nos comunicamos, as impressões que queremos passar, o círculo social que nos inserimos...ou seja, praticamente tudo o que fazemos é com o intuito de nos adequar à sociedade vigente. Entendemos, portanto, que estar com o corpo em forma não foge deste padrão de aceitação pela nossa sociedade atual.
Não existe um corpo esculpido com as formas dos “Deuses do Olimpo” sem dedicação, treino, disciplina e uma adequada alimentação e nutrição. Salve as raras exceções, daqueles sortudos providos de uma benção genética, todos temos que suar a camisa, utilizar alimentos certos nas horas corretas e descansar adequadamente para atingir a tal vangloriosa meta do corpo perfeito.
A alimentação representa um papel FUNDAMENTAL no árduo caminho para esculpir esteticamente o corpo humano. Pensemos assim...um dia possui 24 horas e destas horas as pessoas que, inteligentemente se engajaram em um programa de treinamento físico, dedicam 1h a 2h de treino em média por dia. As outras 22h de seu dia fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso para obtenção de um belo “shape”. O que, quando e quanto você irá comer ao longo do dia designará, de acordo com as suas demandas metabólicas, como será o seu corpo. Outro fator importante é o tempo entre as refeições e o descanso entre os treinos para se recuperar da atividade física. Todos estes fatores somados representam cerca de 70% da eficácia de um programa de treinamento para obtenção de um belo corpo.
Então, não é possível ser capa da Men`s Health ou da Boa Forma sem treinar e se alimentar direito? Será bem difícil, mesmo com todo o auxílio que a tecnologia médica nos disponibiliza, como técnicas não evasivas, fármacos e procedimentos cirúrgicos, sem  uma alimentação exímia e um treinamento específico para isso, nenhuma dessas peculiares técnicas “miraculosas” perdurarão. 
Novamente você questiona-se consigo mesmo e diz, “Mas para o homem ou a mulher estar na capa destas revistas, ele(a) provavelmente não faz mais nada da vida a não ser se preocupar e dedicar muito tempo para este fim! Eu que trabalho e tenho um monte de coisas para fazer nunca conseguirei?” Errado... mesmo quem possui dezenas de tarefas ao longo do dia pode priorizar por sua saúde e estética, basta querer. 
Então, não fique colocando a culpa em sua genética, em seu metabolismo lento e, principalmente, em outros aspectos que não dependa de mais ninguém, se não de si mesmo, para ter um corpo bacana. Não se renda aos rastejos da “preguicíte aguda”.  Obviamente que há pessoas que são acometidas por distúrbios metabólicos associados aos hormônios tireoidianos, mas o principal fator que impossibilita as pessoas a não evoluir em um programa de perda de peso e/ou exercícios é a falta de uma orientação profissional adequada. Afinal, todo mundo sabe fazer esportes e comer direito, não é? Se assim o fosse, não teríamos tantas pessoas insatisfeitas com a estética de seus corpos, frustados com os resultados obtidos e, também, não teríamos valores assustadores que nos dizem que mais da metade da população adulta de nosso país está acima do peso. 
Vejo muitos de meus pacientes dizerem que ficam horas correndo na esteira e não conseguem emagrecer ou passam 3 a 4 horas por dia na academia sem obter resultados expressivos. Pois é, nestes casos, que não são nada atípicos, há uma lacuna entre o entendimento da forma como se exercitam e a nutrição adequada para suprir as demandas calóricas visando atingir seus resultados almejados. Alinhar a modalidade e, principalmente, a intensidade do exercício com a nutrição é o casamento perfeito para a obtenção do tão ansiado objetivo. 
O essencial é conscientizar-se de quais atividades físicas lhe direcionarão à ter um corpo em forma e, principalmente, esculpido. Na maioria dos casos, o treinamento de força (seja ele com pesos, ginástica olímpica, pilates ou algumas lutas) tendem à tornear melhor os músculos. As atividades aeróbias em geral também o fazem, mas, com menor volume muscular quando comparados às técnicas de força, pois a aerobiose é mais incisiva na perda de gordura corporal e, muitas vezes, utiliza da degradação dos próprios músculos para fornecer energia para a manutenção da atividade. O ideal é associar os dois tipos de treinamento: força - visando atingir um corpo com músculos enrijecidos, volumosos e torneados - e o treinamento aeróbio moderado - para minimizar a gordura corporal subcutânea. 
Feito a escolha de qual atividade física à realizar e a periodização da mesma é chegada a hora de adequar a nutrição, com a mesma exatidão da “Clock Tower” (Big Ben), às demandas metabólicas requeridas de acordo com as suas atividades físicas e diárias. Para fazer isso eximiamente  é necessário consultar um nutricionista esportivo.
Portanto, se você deseja entrar em forma e esbanjar um corpo à altura de seus anseios não perca mais tempo e vá atrás do seu objetivo. O poder da vontade só pode ser podado pelas interferências externas que não dependam do seu próprio domínio, como uma lesão ou algum outro impedimento. Organize em sua agenda de uma à duas horas de treino por dia sob a orientação de um profissional competente e procure uma orientação nutricional adequada para seguir em frente até alcançar o seu corpo ideal.

Bruno Brancalion





Autor:
Bruno Brancalion
CRN3: 30.936
Consultor em Nutrição e Qualidade de Vida


Marcadores: Corpo bacana; Dieta; Disciplina.

Um comentário:

  1. E ae pessoal... valeu por mais uma visita. Por aqui tambêm otimos posts. O da creatina mandou super bem. Inclusive de todos os posts que eu ja fiz no meu o mais pesquisado é justamente sobre o tema "creatina"...
    Valeu, deem uma olhada sobre o que eu fiz sobre FST-7 tambem ficou bacana... abracos

    ResponderExcluir