segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Álcool - Inimigo nº1 das dietas!





Bebida extremamente utilizada pela humanidade desde o seus primórdios, o álcool é um grande provedor de alegrias ilusórias e esporádicas, bem como um fator predominante na destruição de dezenas de milhares de lares no Brasil e em todo o mundo.
Muito provavelmente, os homens das cavernas já comiam frutas em processo de fermentação para extrair seu efeito letárgico e ficarem “alegremente desinibidos”, estado de consciência apreciado por muitos até hoje em dia. Atendo-nos à história, consta-se que as primeiras formas de produção do álcool datam de aproximadamente 6.000 AC., feitos primariamente a partir da fermentação de frutas e cereais (uva e cevada - as mais clássicas) em que o teor alcoólico era relativamente baixo (5-15%) e, posteriormente - segundo a maioria dos relatos - os europeus aprenderam com os chineses a fazer álcool destilado, disseminando assim, esta forma de preparo por todos os cantos do planeta.
Dentre as principais causas do uso do álcool, a inserção social é, provavelmente, a mais forte de todas. Sua utilização ocorre desde quando estamos felizes ou simplesmente relaxando até nos momentos em que nos afundamos em mágoas, lágrimas e tristezas profundas procurando nos extinguir da estratosfera. Devido a essa abrangência vasta e ambígua sobre os valores de sua utilização, o álcool é tão venerado à séculos por povos extremamente dissemelhantes entre si.
O álcool é, sem sombra de dúvidas, o principal destruidor de dietas e esquemas alimentares, sejam estes com propósitos para perda, ganho ou manutenção de peso. Em um plano alimentar cujo foco é perder peso, esta bebida considerada por muitos povos da antiguidade como “divina”, fornece substancialmente mais calorias que não estavam planejadas, já que cada grama de etanol consumido é fornecido ao organismo 7kcal. A ingestão de álcool acima da quantidade recomendada diária (mais que 12g) pode gerar uma diminuição significativa das concentrações de açúcar no sangue (hipoglicemia), que por consequência, causará uma vontade atroz de comer doces e carboidratos, deixando sua dieta à ver navios! 
Já em dietas cujo intuito é ganhar massa magra, o uso do álcool pode prejudicar a síntese de novas proteínas musculares, devido sua metabolização ocorrer no fígado e este ser o orgão responsável por grande parte dos processos e sinalizações metabólicas para a construção de novos tecidos. Fora que há uma diminuição do nível de testosterona circulante e um aumento do cortisol, que representam, respectivamente, diminuição do estímulo de crescimento e aumento da depleção da massa muscular. Na hipoglicemia, decorrente da ingestão excessiva de álcool, ocorre uma liberação cavalar do hormônio glucagon, que uma dentre as suas diversas funções é mobilizar aminoácidos presentes nos músculos esqueléticos para realizar a gliconeogênese (síntese de glicose a partir dos tecidos corpóreos), para assim, normalizar os níveis de açúcar do sangue. Acrescente-se o fato que quando o cara “enche a lata”, vê o seu jantar  saindo “guela abaixo” e ainda, não come direito no dia seguinte...ou seja, dá-lhe catabolismo no indivíduo. Então, não deixe seus preciosos músculos, tão arduamente adquiridos,  esvaírem-se em uma noitada mal planejada! 
O uso crônico do álcool traz diversos malefícios para a saúde, dentre os quais podemos destacar o acúmulo de gordura visceral, a tal “barriga de chopp” no dito popular. Esta gordura é muito mais ativa  e perigosa, quando comparada com a subcutânea, em fixar-se na parede dos vasos sanguíneos onde irão oxidar e ocasionar doenças vasculares em órgãos importantes como o cérebro e coração, desencadeando acidentes vasculares cerebrais (AVC) e infarto do miocárdio. Outro problema do uso crônico do álcool é a inadequada absorção de vitaminas e nutrientes pelo organismo, devido a debilitação dos enterócitos (células do intestino),  tornando o indivíduo propenso à hipovitaminoses (falta de vitaminas) e desnutrição. O álcool , quando ainda está circulando no sangue, ocasiona uma momentânea diminuição da pressão arterial seguida de uma abrupta elevação e, assim, faz com que os rins se sobrecarreguem e facilite o desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica.
Lembre-se mais uma vez, que cada grama de álcool fornece cerca de 7 kcal, mais até que carboidratos (4kcal/g) e um pouco menos que as gorduras (9kcal/g). Portanto, veja bem o quanto você irá tomar para não extrapolar a sua ingestão diária de calorias.
A absorção do álcool  começa na mucosa gástrica (no estômago) e o restante no intestino delgado, por isso que ao tomarmos álcool em jejum (com o estômago vazio), a absorção é exacerbada e muito mais rápida, então, tornamo-nos “borrachos” rapidamente. Antes de sair para a balada ou ingerir qualquer bebida alcoólica, uma boa dica para é alimentar-se bem com alimentos fonte de carboidrato, razoável em gorduras e proteínas para retardar a absorção do álcool, ok?
Considerando que a população do Brasil é uma fiel amante das “loiras” e das “branquinhas”, ficará muito difícil extinguir o uso do álcool por seus adoradores. A dica que fica aqui é: se for consumir, beba pouco (2 latinhas de cerveja ou uma dose de destilado) ou então, tome eventualmente,  uma vez por mês e olhe lá! O consumo esporádico do álcool é “menos pior” que sua utilização constante e por longos períodos. Se mesmo assim você continuará sendo um seguidor fiel dos hábitos de vosso atual presidente da república, o cachaceiro da boa lábia, beba muita água antes, durante e depois de tomar todas! O álcool desidrata, é diurético e não faz seu corpo repor os líquidos adequadamente.
Água de benzer, só na igreja! Água de tomar pode ser mineral e água de banhar, não tem problema, use a do chuveiro!


Autor:
Bruno Brancalion
CRN3: 30.936
Consultor em Nutrição e Qualidade de Vida
Marcadores: Álcool Hipertrofia Dieta Músculos

4 comentários:

  1. Parabéns! Texto esclarecedor!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Bruno, ficou muito bom!!!!
    E sobrou até para o Lula, hehehe!
    Muito explicativo, dinamico e com uma leitura agradável!

    ResponderExcluir
  3. Boa Yoga Fire!
    Faço parte do grupo que ebe esporadicamente. Logo, não vou sofrer grandes consequências por conta disso...
    Espero! hahaha
    Parabéns pela iniciativa!
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Valeu Peque!!!! Sem encher a lata hein meu velho!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir